top of page

PEELING QUÍMICO

Chemical-Peels.jpg

PEELING QUÍMICO DE ÁCIDO RETINÓICO

 

 

            Com relação a tratamentos estéticos vamos abordar o peeling químico de ácido retinóico de forma prática. Começando pela definição: peelings químicos são métodos de resurfacing, ou seja, através da aplicação da substância vamos ter agressão e destruição da pele com posterior reconstrução e melhora.

            No caso do ácido retinóico, ele agride a camada superior da pele – epiderme, sendo considerado um Peeling superficial.

 

            Quando temos benefício deste tratamento? Tem indicação no tratamento de acne, no tratamento de melasma (manchas do sol, de gestação), fotoenvelhecimento (induz a produção de colágeno, melhora a qualidade e textura da pele, aspereza, hidratação, flacidez e rugas superficiais finas) e também estrias.

 

            Esse peeling tem vantagens de ter aplicação rápida, boa aceitação e tolerância pelos pacientes, não comprometendo suas atividades diárias. Pode ser realizado em praticamente todo tipo de pele. É um dos mais seguros.

 

            Como é feito o tratamento?

            O peeling (pode ser em forma de creme por exemplo) é aplicado na pele e fica agindo entre 3-8h de acordo com a indicação. Deve ser realizado em consultório médico. Após a aplicação, o paciente é liberado para retornar com suas atividades normais, permanecendo com o creme em sua face (de coloração amarelo escuro). Depois do tempo programado o paciente remove o produto em casa fazendo a higienização da face com água e sabonete neutro. São indicados ao menos 4 sessões com intervalo de 2-3 semanas entre elas para se ter um bom resultado no tratamento.

Para otimizar o resultado se faz o preparo da pele – uma formulação que o paciente usa em casa à noite a base de ácido retinóico e hidroquinona, e mantém o uso entre as sessões.

            A descamação geralmente ocorre geralmente após 48-72h da aplicação e dura até 3-5 dias, semelhante à descamação após queimadura solar.

            Filtro solar pode e DEVE ser utilizado durante o tratamento. Uso de hidratantes e maquiagem também é permitido.

 

 07/08/19

 

Bibliografia:

  1. Rubin M., Peeling Químico – Série Procedimentos em Dermatologia Cosmética.

  2. Maio M.,  Tratado de Medicina Estética.

  3. Belda JR W., Tratado de Dermatologia.

Abaixo segue imagem da pós aplicação imediata do Peeling Químico de Ácido Retinoico

VENHA NOS VISITAR

Plunes Centro Médico

Avenida Nossa Senhora Aparecida

1138, Seminário - Curitiba - PR

CEP 80.310-100

Tel (41) 3229-2797

www.plunes.com.br

 

Agende sua consulta

(41) 3229-2797

Selo que garante que seu médico é especialista
qr_drguilhermedermato.png
bottom of page