Plunes Centro Médico - Avenida Nossa Senhora Aparecida 1138, Seminário, Curitiba-PR. Fone/Whatsapp (41) 3229-2797
Diretor Técnico: Dr. Marco Cesar Jorge dos Santos CRM-PR 14719
Menu
Melasma
Esse é o nome das famosas manchas da face!
Relacionadas com fatores genéticos e exposição a radiação ultravioleta, exige cuidado diário e contínuo da pele!
Use sempre filtro solar especialmente com cor!


Melasma
O que é melasma?
É uma hipermelanose (mancha escura) adquirida, crônica e recorrente nas áreas expostas ao sol, mais frequentemente na face. A causa precisa não é conhecida, mas são fatores desencadeantes: exposição solar, predisposição genética, gravidez, terapias hormonais, anticoncepcionais orais e até estresse.
Como acontece o melasma?
Acredita-se que após a exposição solar, em pessoas geneticamente predispostas, ocorre um estímulo na produção de melanina pelos melanócitos. Melanina é o pigmento que determina a coloração da pele. Melanócitos são células localizadas na camada basal da epiderme.
Como se trata o melasma?
Antes de tudo lembremos que o melasma é recorrente, portanto o tratamento é crônico e não tem cura, devendo sempre tratar a mancha e prevenir a recidiva. O uso de filtro solar é essencial (pelo menos fator 30, reaplicando varias vezes ao dia), também deve-se evitar os fatores desencadeantes.
Além disso devemos remover o excesso de melanina da pele e diminuir a sua produção. Para isso usamos as substâncias despigmentantes, que podem ser usadas isoladamente direto na pele ou combinadas, dentre elas: hidroquinona, tretinoína (ácido retinóico), ácido kójico, ácido fítico, ácido glicólico, ácido azelaico, arbutin entre outras.
Existe o tratamento oral que também pode auxiliar, como ácido tranexâmico, pycnogenol, polypodium leucotomos dentre outros.
Finalizando, os tratamentos não farmacológicos: peelings químicos (exemplo peeling de ácido retinoico, mínimo de 4 sessões com intervalos de 15 dias), microagulhamento, luz intensa pulsada e lasers.
